Moçada,
Hoje estava em uma conversa informal com um mestrando do instituto e caímos em um assunto recorrente em nosso cotidiano. O assunto era ateísmo, que felizmente permeia todo o ambiente universitário, com ênfase (melhor ainda) nas exatas.
De tempos em tempos essa questão é levantada, já fui interrogado diversas vezes por colegas sobre isto. Seja por quererem saber se compartilho a mesma ideia ou para perguntarem por que eu era "louco" =D
Logo, para ajudar a enterrar de vez esse assunto, pelo menos no INF, vou apresentar apenas alguns pontos que ficaria imensamente feliz se alguém refuta-se um único.
Não vou decorrer sobre o fato de se acreditar na bíblia. Críticas severas podem ser feitas de todos os lados pelo simples fato de alguém acreditar em um livro que nem sabe de onde veio direito (e que ficou sob domínio absoluto da Ig. Católica durante séculos).
Assim, vamos ser mais sensatos e pensar racionalmente..
Com meus anos a fio como monitor de matemática discreta (más línguas dizem "monitoria perpétua)", gostaria de usar o mesmo raciocínio universal da matemática neste post:
Suponhamos por contradição que a bíblia é verdade.
Logo, o tudo que está escrito nela é verdade.
Por definição, verdade é única e não contraditória.
Assim, a bíblia é totalmente coerente consigo mesma, pois é a verdade.
Vamos a parte mais legal agora:
A bíblia diz em vários lugares que Deus é Omnipotente, logo pode tudo.
Genêsis diz que ele descansou no sétimo dia.
Descansou é por que estava cansado.. Se fosse infinitas terras para criar ele não conseguiria. =><=
Adão foi o primeiro homem a ser criado, Eva a primeira mulher.
Os dois tiverão como filhos Caim e Abel.
Eram só quatro pessoas, mas Caim se casou com uma mulher que não era Eva. => <=
Somente a família de noé e os animais sobreviveram a inundação.
Mas a maioria dos animais sequer existe onde a arca foi construída. =><=
Tá tá.. a quem diga "você está interpretando errado, a sabedoria do mundo é loucura para deus e vice-versa.... bla bla bla..", "a bíblia não foi escrita para ser lida literalmente..." etc...
Só tenho uma coisa a dizer: Se essa porra foi feita, é pra ser lida. E não há motivo para que o mesmo Deus que tenha nos feito com inteligência e crítica, tenha esperado que não as usemos..
Esses foram apenas três conclusões do primeiro lixo livro da bíblia. Tenho no mínimo uma centena destas. Antes de passar para trechos que se anulam de forma simplesmente ridícula, só queria falar sobre uma constante na bíblia:
Deus não é bom, não é justo, praticamente não é nada de positivo. (contradições a reveria). De genêsis ao Apocalipse o animal se mostra impiedoso e assassino. Vamos ver apenas a primeira amostra da sua tosquice:
(Genêsis cap 3, ver 22,23) "Então disse o senhor Deus, eis que o homem se tornou com um de nós.. conhecedor do bem e do mal; Assim que não estenda a mão e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente"
Vai se lascar com um cara egóista deste.. "Se tornou um de nós, não pode viver eternamente". Aí já vira piada falar que esse otário é legal né. kkkkk O mais legal é que logo depois ele diminui a vida da geral por que só conseguiam lhe adorar até uma certa idade.. (Não me adora, não serve para viver)
Saindo de genêsis, para não dizerem que não perdi meu tempo lendo esta porcaria inteira, existem muitas passagens que ele mostra seu "amor" para com a humanidade. Vamos ver algumas:
Quando o moisés tentou tirar o seu povo do egito e o faraó não permitiu... O que aconteceu!? Pragas, devastadoras e impiedosas. Uma pergunta que sempre fiz a todo pastor e nunca tive resposta.. Quem vivia da terra no momento das pragas e logicamente não tinha nada com os erros do faráo, rotulou Deus como justo? As mães que davam seguimento as suas vidas pacatas e que tiveram seus filhos primogênitos mortos tiveram motivos para achar que deus era justo?
Pouco mais tarde, quando os soldados perseguiam moisés por ordem direta do faraó, eles mereciam morrer afogados? Por que Deus não fechou o mar antes, mas esperou eles entrarem para o fazer?
Quando Davi e Batseda cometeram seus erros, quem foi punido? Davi, Batseda!? não! O filho de Davi. Que não morreu de repente diga-se de passagem, mas sofreu por árduos sete dias...
Antes que falem: "Para um pai é sofrimento ver um filho sofrer".. eu digo: Que se foda, quero saber da criança. Onde ela errou? Ela teve razões para achar Deus bom!?
ah.. vou passar horas aqui, vamos as frases que tinha falado antes:
Toda a terra tinha uma só língua e as mesmas palavras, até que Deus criou vários idiomas diferentes, fazendo com que ninguém entendesse um ao outro (Gênesis 11:1,6-9).
Anterior a isto, a Bíblia fala de diversas nações, cada um com sua própria língua (Gênesis 10:5).
Anterior a isto, a Bíblia fala de diversas nações, cada um com sua própria língua (Gênesis 10:5).
Deus mata todos os animais dos egípcios com uma forte pestilência. Nenhum sobreviveu ? pestilência (Êxodo 9:3-6).
Deus mata todos os animais dos egípcios com uma chuva de granizo (Êxodo 9:19-21,25). (Mas eles já não haviam morrido com a pestilência?) kkkkkkk
Deus mata todos os animais dos egípcios com uma chuva de granizo (Êxodo 9:19-21,25). (Mas eles já não haviam morrido com a pestilência?) kkkkkkk
Proibição do assassinato (Êxodo 20:13).
Deus manda Moisés matar todos os homens de Madiã (Números 31:7)
Deus manda Moisés matar todos os homens de Madiã (Números 31:7)
Josué destruiu totalmente os habitantes de Dabir (Josué 10:38-39).
Os habitantes de Dabir ainda existem (Josué 15:15). kkkkk tenso!
Os habitantes de Dabir ainda existem (Josué 15:15). kkkkk tenso!
O galo só cantou uma vez (Lucas 22:34,60-61) (Mateus 26:34,69-74)
Jesus amaldiçoou a árvore de figo depois de ter deixado o templo (Mateus 21:17-19).
Ele amaldiçoou a árvore antes de ter entrado no templo (Marcos 11:14-15,20)
Ele amaldiçoou a árvore antes de ter entrado no templo (Marcos 11:14-15,20)
E a minha preferida.. Senhor que sabe o passado, presente e futuro (e que se espanta e se arrepende. o.O)
Deus jamais se arrepende (I Samuel 15:29).
Deus se arrepende (Gêneses 6:6) (Êxodo 32:14) (I Samuel 15:11,35) (Jonas 3:10)
Deus se arrepende (Gêneses 6:6) (Êxodo 32:14) (I Samuel 15:11,35) (Jonas 3:10)
Pois é meus caros, já que o filho da puta que me deu o fôlego da vida me permitiu digitar isto a vocês, espero que tenham apreciado. É claro que não deu para escrever sobre tudo que queria, mas já foi algumas coisa. =D.
Qualquer hora eu escrevo sobre a lógica:
Para que o homem foi feito?
Para honrar e adorar Deus
E quem não quiser fazer isso?
Vai arder eternamente no inferno.
E quem nem pediu para nascer e não quer ser obrigado?
Vai também, ele é Deus vei! Ponto final. ¬¬
Qualquer coisa que ficou faltando ou que tenha te machucado de "alguma forma" usem e abusem dos comentários.
Até mais moçada. ;)
Até mais moçada. ;)
Meu filho , não se revolte só por que os anabolizantes te deixaram brocha!
ResponderExcluirps: Já esta no INFerno!
No.. Lagares, mandou ver no post!
ResponderExcluirNota 10!!!
Grande parte dos alunos do INF ou são ateus ou são agnósticos (ainda tem os Jedis, etc), quem escolhe esse curso tem um senso crítico bastante forte e não aceita verdades prontas. Antes de me tornar ateu eu estudei sistematicamente o cristianismo. Yeshua (Jesus, para os MENOS íntimos) era um cara legal que lutava por uma melhor qualidade de vida para seu povo e uma filosofia de paz e amor (quase um hippie) , mas a religião que se formou depois dele é pura enganação.
ResponderExcluirSe fosse pra acreditar em algo, seria uma filosofia e não em um cara que fica me vigiando 24 horas por dia, vendo se estou dentro das regras dele e exige que eu o idolatre por toda a minha existência.
Vida longa e próspera!
Que a força esteja com vocês!
Bom post, só colocar uma coisa, se vc quiser conhecer bem mesmo sobre o assunto pra críticar, converse com um teólogo, e naum com um pastor hehe, pastor é so o kra pra roubar dinheiro sou deísta, e a biblía não um dos livros mais confiáveis, mas se vc estudar melhor e conversar com caras que realmente a estudam, vai descobrir que a maioria das contradições são problemas de tradução do hebraíco... E que a igreja catolíca, tem estudiosos, que fazem pesquisas a respeitos de todas as contradições e tentam dar explicações que não sejam somente: "Tenha fé"...
ResponderExcluirNo mais é isso
flw
Não sou ateu, mas não acredito na Bíblia (ou pelo menos no que fizeram dela). Como ela é a única fonte que os cristãos tem de informação "confiável", eu meio que não sei no que acreditar.
ResponderExcluirAchei esse post muito off-topic, Daniel. Não precisava ter passado da parte das estatísticas, no primeiro parágrafo. Não por mim, mas eu acho que deve ter gente por aí que não vai gostar de ler isso num blog sobre o INF.
Talvez fosse melhor simplesmente convidar os leitores a discutir sobre isso. Você foi meio direto demais.
Ah, e seu tópico foi praticamente Ateísmo vs. Cristianismo. O Cristianismo não é a única religião por aí. Apesar das mais influentes terem um padrão de Deus parecido, algumas devem ser menos contraditórias ;)
Ah, e "Anônimo", eu sei o que vc quer dizer, eu tenho um amigo teólogo e ele já conseguiu me convencer de algumas coisas sobre a Bíblia, mas dizer que dá pra explicar a MAIORIA das contradições da Bíblia através de erros de tradução é um pouco demais.
ResponderExcluirE não é só de contradições da Bíblia que se alimenta o ateísmo. Temos coisas na Bíblia que vão contra a Ciência e o senso comum.
Ser ateu e não concordar com a biblia são coisas MUITO diferentes. =)
ResponderExcluirvei, doeu meu coração de ler isso =\\
ResponderExcluir(nao pelo post, por vc)
Por quê?
ResponderExcluirMarcos Roriz disse:
ResponderExcluirSou ateu. Daniel acho que para diminuir o peso você não deveria ter pegado tão pesado na bíblia que é o objeto sagrado do cristianismo, mas a postagem está bem coerente ^_^. Como o colega disse também seria melhor que você fizesse as críticas com base em outras religiões como islamismo, etc.
De ante mão quero parabenizar pelo post, é um assunto tabu, mas que merece ser discutido. Infelizmente no meu ponto de vista ainda temos universitário, i.e., pessoas aptas a raciocinar, acreditando nessas coisas :/.
Abraços,
Marcos Roriz
Bom, é difícil resumir em um comentário o que eu penso disso tudo, daria outro post.
ResponderExcluirVejo alguns erros de lógica nos seus pensamentos, o que, se você quiser, podemos discutir em outro momento, pois, concordo com Pablo, que o assunto foi meio... "fora de contexto". O ateísmo não representa o INF, ali nós temos diversas opiniões e acho que todas devem ser respeitadas.
Para completar, a Bíblia é sim um livro de metáforas, em sua essência. E acho sim que todos deveriam lê-la por completo (eu já o fiz), pois para se formar uma opinião sobre algo, é necessário conhecer esse algo (veja bem, estamos falando da Bíblia, não da religião que a cerca). Ela é algo que norteia nossa civilização há muitos anos, então é no mínimo intrigante saber o porque.
Sem mais delongas, digo que quem quiser conversar com um ateu sobre religião, ou sobre a idéia de um Deus (são duas coisas completamente diferentes), estou sempre pronto e disposto! :) Não para tentar refutar idéias, ou "desevangelizar" ninguém. Mas para conversar mesmo, ver formas de pensamento diferentes, tirar dúvidas, sanar minhas dúvidas...
[]'s
Postei antes, só q o comentário não saiu. Tenso! (vou verificar esse pormenores)
ResponderExcluirConcordo com a galera quando falam que a bíblia representa somente o cristianismo e que eu deveria ter sido mais "universal".
Mas a grande polêmica gira em torno da bíblia, que guia a maior parte dos religiosos próximos a nós. Dado que é um post e não um livro.. dei preferência a ela. =D
Queria falar que achar que não devemos tentar "desvangelizar" as pessoas é um grande erro.
Pessoas que "literalmente" acreditam que Jesus algum dia irá abrir as nuvens ao som de 7 trombetas não só elegem governantes... como também são eleitos.
Matam e morrem a milênios em nome da fé.
E outros absurdos mais...
Daniel, erro é achar que alguém deve agir de uma forma ou de outra. Uma coisa que o ateísmo "prega", é a liberdade de expressão e ação.
ResponderExcluirDiscordo completamente na relação intrínseca que você afirma existir entre "acreditar em Deus/religião" e "não ser racional/inteligente/capaz de tomar boas decisões".
Você alguma vez já parou para pensar em uma sociedade sem religião, sem um Deus?
Você acha que isso é possível?
Você é capaz de me dar UM exemplo na história, de uma sociedade sem um ser superior?
Uma coisa é fato: algumas coisas no mundo, simplesmente não suportam a totalidade, ou em outras palavras, algumas coisas não PODEM ser para todos, pois a "configuração" desse planeta, e dessa raça (a humana), não suportaria.
(religão, política e futebol = eu já tinha feito promessa de nunca falar disso, para evitar a fadiga... kkkkkk)
Cara, percebi que você permeou este post com sua opinião pessoal. Concordo que o INF é majoritariamente ateu, mas acho legal se um veículo de informações seja imparcial. A galera ta curtindo isto aqui, estraga não Lagares. fik a dica
ResponderExcluirMeu caro colaborador Lira.. =D
ResponderExcluirNão vou nem falar sobre quantas nações são oficialmente atéias. Só gostaria de lembrar que esse pensamento de que "nunca houve então não haverá" é totalmente furado (e limitado).
Sem fundamentação (que por favor, se tiver que seja melhor do que vc falou) não pode-se julgar nada.
Você é ateu, eu sou ateu. Nós vemos quase todos os dias e ninguém quer matar o outro (espero! rs). Não pode-se afirmar a mesma coisa sobre dois religiosos.
Vejo muitas vantagens em uma sociedade atéia.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom post, mas acho um pouco fora de contexto também.
ResponderExcluirMas, como alguém que gosta desse papo, deixo uma fonte excelente de conteúdo para os ateus de plantão: http://www.bibliadocetico.net/index.html
O blog deixou de ser do INF e passou a ser seu, o próximo tema vai ser o time de futebol que vc torce ou os lugares que vc frequenta.
ResponderExcluirEu sei que o blog é seu de verdade me refiro ao tema que vc escolheu para o blog. Com todo respeito, foi uma bola fora.
Cara q vc não entenda q a bíblia tenha sido escrita em uma época diferente da sua, para pessoas q pensavam de modo diferente ao seu modo de pensar eu até entendo, eu até aceito q vc prefira não acreditar em Deus ou em qualquer outra coisa similar, mais não concordo com sua arrogância ao tratar sobre a fé dos outros isso demostra o seu total descaso com os leitores do seu blog. A sua parciadade e com os depoimentos dados e com as matérias aq espostas só demonstram a sua arroância desmedida e seu descaso com o próximo, vc acha q os leitores do seu blog estão lendo e achando q oq vc disse é o máximo, mais na verdade suas "matérias" só estão mostrando quem vc é de verdade, e como, independente do q vc acha ou pensa, eu posso escolher em q acreditar ou oq ler eu escolho não ler mais um tablóide parcial e manipulado como esse, e espero q outro tb tenham essa atitude!!!!
ResponderExcluirLira a França um país que foi palco de grandes revoluções que mudaram a história, é uma nação quase que totalmente atéia, e também com um baixo nível de analfabetismo funcional... E acredito que toda essas coisas estejam relacionadas... Espiritualidade eu acredito ser uma coisa importante, religião pra mim é a prostituição da espiritualidade das pessoas.
ResponderExcluirSacrifício com phoenix down nao eh sacrifício.
ResponderExcluirPost Infeliz....
ResponderExcluirtava indo bem, nao estraga o blog.
1. Cada pessoa tem um nivel diferente de entendimento do mundo. Nao cabe a mim ou a voce
questionar o que alguem faz, acredita ou deixa de acreditar. (claro que se essa decisao apenas afetar a vida dela e nao a das outras pessoas)
2. Criticar a biblia e questionar a existencia de deus sao coisas totalmente diferentes.
3. acho que a grande maioria do ateus do INF sao na verdade agnosticos...
(sem acentos)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA opinião mais sensata de todas foi a do Éder.
ResponderExcluirDiscutir religião, o assunto mais pessoal de todos, num blog informativo e de descontração?
Religião é a coisa mais pessoal do mundo Daniel, mais do que sexo, vida íntima, qualquer merda.
Vei, só quem sofreu na vida e só teve a espiritualidade pra contar na hora do aperto sabe a importância disso. Eu que nunca passei por nada muito trágico na vida, sei reconhecer que a fé nao é inútil.
Como muitos, me mantenho na posição de não saber mais no que acreditar, nao duvido nem boto fé em tudo o que me dizem. Agora para vei! Vc quer mostrar pra quem que é o ilustre mente brilhante? Falar que é ateu, meter o pau em qualquer religião e tentar converter os outros é o mesmo que ser um pregador religioso, só te ridiculariza ainda mais.
E aproveitando o espaço pra dar meu comentário sobre o movimento recente do blog...para de falar mal da Amanda! Sua entrevista com a outra menina foi o suficiente pra espantar prováveis entrevistadas pro resto da vida.
E depois ainda se perguntam...
Meninas da computação sofrem.
(KKKK ia arrumar um erro lá...ah foda-se)
Assim, só pra resumir aqui rapidinho...
ResponderExcluirGalëre falou da tradução (e seus consequentes erros) mas nem se ligou na principal motivação do livro em si: pra quem faltou as aulinhas dominicais, catequese ou ensino religioso,moral e cívica (ou o nome q seja) a Bíblia é um livro q foi "inspirado" por Deus, mas escrito pelos homens. Linguagem e comunicação é coisa de humanos, logo não tem como amalgamar os sentidos corretos pros seus verdadeiros signos.
Simples assim. Nem vou começar discurso pró ou contra nada, mas só pra lembrá-los q essa discussão foi pro caminho errado. A gnt estuda LFA e compiladores etc e deveria saber q se existe uma diferença monstruosa entre a máquina (criação do homem) e seu criador, pq não existiria diferenças entre nós e "seja-lá-o-que-for" que esteja na camada de cima da arquitetura do Universo? E olha que nem conhecemos a linguagem q nos liga à essa parte, decidindo chamá-la só de alma ou espírito (ambos q vem do latim, pra significar "animação" q tbm vem do latim, ou seja, recursividade q gerou o mesmo problema-fonte desse tópico)
;D
Como eu esperava, valeu mais a pena esse post pelos comentários do que pelo post em si :D
ResponderExcluirÉ o cúmulo da pessoa inconveniente, nunca para de nos impressionar...
ResponderExcluirDefendo a ideia de que toda crítica é bem vinda galera. Se fiz este post com certeza já esperava comentários mais "intensos". (Só não esperava tão ridículos quanto foi o do Flávio. Mas já ta valendo)
ResponderExcluirA discussão de qualquer tema é sempre bom e acredito que religião é só mais um deles. Ela não deve ser tratada como tabu, muito pelo contrário, se representa algo importante, deve ser discutido.
Se eu falar que tenho um dragão de estimação em casa todos irão me indagar fortemente. Mas pq se eu falar que acredito no deus X ninguém fala nada?
Isto já é hipocrisia.
Como disse e expliquei antes, "desvangelizar" é importante. Talvez até mais do que o "popular" combate ao terrorismo. Não abro mão de meu ponto vista por conta de pessoas estilo "coitadinhas eu preciso acreditar em deus".
Abaixo a tolerância religiosa.
Alguém mais quer comentar? A favor ou contra?
Concordo que religião sim deve ser tema de debate, e essa palavra tabu deveria cair em desuso. Porém esse blog não é o local adequado para isso e como muitos disseram, fugiu do seu propósito.
ResponderExcluirPost do Flávio não foi ridículo, porém nota-se uma certa exaltação embutida no mesmo.
E no mais sou ateu, não tenho interesse em ler a bíblia, já li vários artigos e estudos a respeito e tenho que admitir que os argumentos dos estudiosos ateus são mais plausíveis e consistentes do que os dos crentes.
Lagares, uó tapôrra foi aquilo de "Abaixo a tolerância religiosa"?
ResponderExcluirEm outras palavras, seria um "Viva a intolerância religiosa", e não é isso q causa o caos/guerras entre as diferentes religiões?
Tá no caminho certo, campeão!
Eu concordo
ResponderExcluirEsses otários que ficam mimimi Deus
Odeio quando to com problema e vem uns parente velho da desgraça e inutil na minha fmailia e fala
"Vou rezar por vc", vai se fuder seu otário vai rezar pra suas putas... EU preciso de uma ajuda real, se não pode, mantenha essa boca calada...
Isso é coisa de gente inútil que não consegue fazer nada por conta própria e precisa de ajudas superiores(que nunca vem). Agente deveria poder descer a porrada nesse povo sim, queimar com ferro quente e mergulhar em óleo(igual a igreja fazia no idade média), funcionou com a igreja porque hoje temos um monte de otários que alimentam essa indústria...
Impressionante a mentalidade de algumas pessoas do INF
ResponderExcluirIntolerância é mesmo o melhor caminho pra se resolver todos os problemas! Vou ser intolerante, porque meu ponto de vista ateu é melhor do que o ponto de vista "duns parente velho da desgraça e inutil". É isso ai =)
ResponderExcluirFanatismo é o que fode a pessoa viu. Seja ela fanática por um time, um partido, uma cor, uma marca, um deus, ou mesmo fanático por "não acreditar em nada", ela sempre vai tratar os outros num nível abaixo da discussão. Quer ser ateu? se dê ao respeito de não ofender as pessoas que não são. Isso é a regra principal.
Se quiser discutir comigo a respeito de deus, agente nao vai chegar a lugar nenhum, porque eu também nao acredito em praticamente nada do que me contaram sobre ele. Mas botofé que é importante saber quando falar a respeito disso.
Enfim
esse post já deu...
vamos pro próximo
não comento mais nada nesse aqui
Alguém mais!? =D
ResponderExcluirE por favor, que não seja tão "sentimental" quanto o Flávio.
O cara citou o meu comentário, só porque ele foi ofensivo, mas não críticou. Por exemplo o qu citei sobre as pessoas rezarem por vc, sim isso é perda de tempo e otarisses, então porque eu deveria respeitar essas pessoas? Se elas ficassem na delas e em silêncio ótimo, mas não, querem ficar pagando de bonzinho falando que vai fazer muito "rezando" pelos outros.
ResponderExcluirUm post que traga toda a comunidade para a discussão é incrível. Quero te dar os parabéns, Lagares, por ter a audácia de botar a cara pra bater!
ResponderExcluirÉ de pessoas assim que o mundo precisa.